Que os carros autônomos vão fazer parte do dia a dia da grande maioria das pessoas, isso os especialistas não possuem duvidas. Nos últimos anos cresceu exponencialmente a quantidade de pesquisas e lançamentos na área. Muitos acreditam que os modelos autônomos vão ajudar a resolver uma série de problemas, incluindo o trânsito problemático das grandes cidades.

Estudo afirma que carros autônomos podem piorar transito m centro urbano
Estudo afirma que carros autônomos podem piorar transito m centro urbano / Créditos: Reprodução

Mas um estudo feito e divulgado recentemente mostra quem nem tudo pode ser flores quando a revolução dos carros autônomos chegar. De acordo com uma pesquisa realizada em Boston, nos Estados Unidos, os veículos que possuem a capacidade de se dirigirem sozinhos poderão acabar piorando ainda mais o trânsito.

A pesquisa mostra que os diferentes bairros de uma cidade podem acabar sofrendo impactos diferentes, sendo que no centro da metrópole, o tempo de viagem de aumentar cerca de 5,5%. Já para nas periferias, o tempo médio das viagens pode acabar reduzindo em 12,1%.  Na média, os tempos das viagens podem acabar caindo apenas 4%, o que seria uma visão bem mais pessimista quando comparada com outros estudos.

O estudo ainda cita especificamente a cidade de Boston, nos Estados Unidos, afirmando que pode acabar havendo uma piora significativa nos tempos de viagens. Isso deve acontecer porque a maioria das pessoas trocará o transporte público pelo veículo autônomo em deslocamentos curtos pelo centro da cidade.

Estudo afirma que carros autônomos podem piorar transito em centros urbanos
Estudo afirma que carros autônomos podem piorar transito em centros urbanos / Créditos: Reprodução

Já na periferia, a nova modalidade deve substituir principalmente os carros particulares, por isso o fluxo será melhorado. Com isso, o estudo sugere que as administrações públicas terão que ficar de olho nas mudanças que os carros autônomos vão trazer para o dia a dia das cidades, e agir rápido.

Uma das soluções propostas no próprio estudo seria incentivar o compartilhamento dos veículos autônomos, com preços menores para quem aceita ir com outras pessoas e maiores para quem quer ir sozinho. Caso esta seja uma política que consiga se tornar efetiva nas grandes cidades, o tempo médio de deslocamento pode acabar caindo 15%.