Os países que fazem parte do bloco da União Europeia querem limitar a velocidade dos veículos nas estradas e rodovias. O objetivo seria reduzir a quantidade e a letalidade dos acidentes de trânsito. Uma lei foi aprovada nessa semana e determina que todos os carros vendidos no continente a partir de 2020 tenham sensores inteligentes capazes de limitar a velocidade dos veículos.

Europa quer limitar velocidades dos carros utilizando sensores

Ou seja, a UE está compartilhando a responsabilidade de controlar os acidentes de trânsito com as montadoras, que terão que fornece a tecnologia que vai permitir com que as pessoas não ultrapassem os limites de velocidade impostos e definidos.

A tecnologia mencionada na legislação são os sensores ISA (assistente inteligente de velocidade, na sigla em inglês). A ferramenta será acionada automaticamente quando um carro ultrapassa a velocidade permitida na via. Eles terão a capacidade de cruzar os dados de câmeras instaladas no veículo com as informações que constam no GPS.

Ou seja, com a identificação das velocidades estabelecidas nas regiões e com as câmeras que reconhecem as placas de sinalização os sensores poderão saber exatamente a velocidade permitida naquele local. As informações serão comparadas com a velocidade do carro, e quando o veículo estiver acima do permitido, o sistema passará instruções que vão reduzir lentamente a potência do motor, sem que o sistema de frenagem seja acionado.

Europa quer limitar velocidades dos carros utilizando sensores

A União Europeia está muito entusiasmada com o projeto, e acredita que a adoção deste sistema será um carco, tendo um impacto igual ou maior da adoção dos cintos de segurança. Os números debatidos durante a apresentação da lei revelam que a expectativa é evitar 140 mil ferimentos graves até o ano de 2038, e zerar o número de acidentes fatais até o ano de 2050.

Ainda existem alguns desafios apresentados para a adoção do sistema. A Associação de Fabricantes Automotivos da Europa, por exemplo, demonstrou preocupação com a ausência de uma padronização dos limites de velocidade nas estradas.