Montadoras e entidades de um modo geral, relacionadas a venda de automóveis na Europa, comemoraram muito durante o mês de abril, quando os resultados das vendas de veículos foram divulgados. Afinal de contas, este relatório apresentava a primeira subida em termos de vendas nos últimos 19 meses. Mas parece que a comemoração acabou durando pouco. No último mês de maio, os números mostram os piores resultados dos últimos 20 anos.

Europa registra piores resultados em vendas dos últimos 20 anos

No continente Europeu, três países atualmente possuem quase metade das vendas de todo continente. Estes países são: Alemanha, França e Itália, sendo que estes acabam sendo o grande termômetro de todo o desempenho do velho continente. E os três países apresentaram quedas ou que se aproximam muito ou que chegam aos dois dígitos.

Recuo continental

De um modo geral, o levantamento dos emplacamentos de veículos que aconteceram nos 27 países que fazem parte do bloco da União Européia apresenta uma queda de 5,9% sobre um ano anote. Com a divulgação destes números também veio a confirmação de que estes são realmente os piores índices desde o mês de maio do ano de 1993. Todas as informações são de responsabilidade de Associação de Montadoras Europeias.

Os analistas apontam que os bons números, que davam sinal de uma possível retomada da indústria e do setor no bloco, estava muito mais apoiado em episódios de vendas extremamente isolados. No caso do desempenho do mês de abril, houve um grande volume de vendas no feriado da páscoa, sendo que este feriado é que acabou realmente puxando os números para cima.

Os números mostram que o mercado de vendas de automóveis na Alemanha apresentou uma queda de 8,8% no volume de vendas. A Alemanha que foi o país que mais conseguiu segurar suas economias durante a forte crise do ano passado. Na França a queda das vendas chegaram aos 11,9% e na Itália ficou em 11,3%.

Os bons números estão vindo da Grã-Bretanha, com crescimento de 11% no volume de vendas durante o mês de maio.

Os números dos relatórios também fizeram um levantamento das vendas por montadoras, sendo que a Peugeot é que acabou apresentando as maiores quedas, com rendimento negativo de 13,2%.