Parece que os executivos da Volkswagen estão muito entusiasmados com a nova geração do Golf, que já teve três versões esportivas apresentadas, mas que ainda não teve a sua opção mais potente mostrada ao público. De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa internacional, os executivos estão considerando o Golf R como um “esportivo de verdade”.
Uma entrevista publicada com o chefe da divisão R da Volkswagen, Jost Capito, afirma que o carro não seguirá o caminho da eletrificação, pois o modelo não contará com uma opção de motorização híbrida, como aconteceu com o Touareg R.
A decisão teria sido tomada em virtude dos custos de desenvolvimento da motorização híbrida, o que acabaria tornando o veículo muito carro para um mercado que já prevê um volume baixo de vendas.
Capito não deu maiores detalhes sobre o novo Golf R, mas ele afirmou que os engenheiros fizeram "várias melhorias pequenas" sobre o modelo anterior para criar "uma verdadeira máquina de corrida". Vale lembrar que o hatch manterá a tração integral, ao contrário dos demais modelos com tração dianteira.
Por enquanto ainda se aguardam informações completas e oficiais sobre o carro. Ainda não se sabe se o Golf R manterá o câmbio manual de 6 marchas, mas uma imagem vazada de um vídeo interno da VW acabou mostrando que o hatchback deve atingir os 333 cv de potência.
O período oficial de apresentação do carro também não foi revelado ainda, mas o modelo está sendo esperado para o 2º semestre. Se tudo não mudar em virtude da pandemia do coronavírus, o carro deve estar presente no Salão de Paris, que está programado para acontecer em outubro. Mas a marca pode revelar o carro alguns dias antes, através de conferências online, como ela tem feito ultimamente.