A fábrica da GM localizada na cidade de Gravataí, localizada no Rio Grande do Sul, e que atualmente é considerada como uma das plantas mais modernas do mundo, recebeu uma nova Certificação Internacional Energy Star. Concedida pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

Fábrica da GM em Gravataí recebe certificação ambiental

De acordo com as informações que foram divulgadas no evento, o título é destinado às empresas que são consideradas como referências na utilização de recursos naturais. Para conseguir este certificado, as empresas devem reduzir o consumo energético em 10% em um período de cinco anos.

Em 2014, planta gaúcha foi destaque pelo período 2009/2013. Agora, repete pelo ciclo 2013/2017, com redução de 10,2%, economia igual ao consumo de energia de cerca de 9.550 residências durante um ano.

Dentre as atitudes que foram tomadas pela companhia para reduzir o consumo de energia estão desligamentos programados, substituição dos queimadores da pintura de veículos, melhorias na iluminação interna e externa e de processos associados à implantação de projetos, dentre outras.

Fábrica da GM em Gravataí recebe certificação ambiental

No evento, que contou com a presença de Nelson Silveira, diretor de comunicação da GM Mercosul e com o diretor de Engenharia Elétrica da GM América do Sul, Plínio Cabral Junior, a empresa também apresentou de perto o novo elétrico Bolt. O modelo, lançado no ano de 2016 nos Estados Unidos, deve chegar ao Brasil no próximo ano.

O Bolt está atualmente entre os carros elétricos mais vendidos do mundo e conta com algumas características interessantes neste cenário de economia de energia. O carro consegue ter autonomia de 380 quilômetros, a bateria de íons lítio aproveita a  própria energia dissipada em frenagens e em desacelerações para recarrega. Basta tirar o pé do acelerador para ativar esta função.

O motor do Bolt entrega 203 cv de potência e força (torque) de 36,8 kgfm. De acordo com os números divulgados pela montadora, o carro vai de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos e sua velocidade máxima é de 148 km/h.