Minas Gerais conta com o primeiro Centro de Simulação Dinâmica Veicular da América Latina. O centro de estudos foi concebido através de uma parceria entre a FCA - Fiat Chrysler Automobiles e a PUC-MG. O SIMCenter está localizado dentro do próprio campus da PUC e conta com tecnologia para simulação e que vai permitir que sejam criadas inovações e pesquisas relacionadas ao setor.

FCA e PUC-MG inauguram primeiro Centro de Simulação Dinâmica Veicular da América Latina

O foco da pesquisa, de acordo com as informações que forma confirmadas pelas pessoas que estão diretamente envolvidas na concepção do centro, será na segurança dos veículos, das pessoas e dos sistemas como um todo.

Para que este centro virasse uma realidade foi investido um total de R$ 18 milhões, recurso obtido através de uma política de incentivo do Inovar-Auto e apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O grande atrativo do SIMCenter é uma plataforma que realiza praticamente todos os movimentos possíveis de um carro real. Este simulador conta com nove atuadores, um cockpit equipado com sistema de áudio que reproduz os sons do motor e as reações dos pneus com o piso e uma tela curva com ângulo de visão de 230°.

Todos os movimentos refletem nas imagens que são projetadas na tela, que circunda todo o equipamento. As pessoas que estão sentadas no centro de comandos conseguem controlar o veículo como um todo, fazendo os movimentos possíveis através de comandos que ficam em uma sala de controle.

FCA e PUC-MG inauguram primeiro Centro de Simulação Dinâmica Veicular da América Latina

Através dos resultados que surgem das pesquisas e observações realizadas com o simulador será possível definir características técnicas e funcionais de cada componente do veículo que terminam sua dinâmica, como os amortecedores, molas, pneus, direção, freios e barras estabilizadoras.

Uma das possibilidades do centro será avaliar diferentes geometrias da suspensão em tempo real, por exemplo. Como o ambiente é completamente controlado, estas especificações podem ser testadas sem colocar em risco as pessoas envolvidas. A ideia é reduzir a quantidade de testes que precisam ser feitos nas pistas