O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda não tomou posse, mas diversos setores da sociedade já estão com medo das atitudes e das decisões que ele pode efetivamente tomar quando sentar em uma das cadeiras mais poderosas do planeta. O presidente-executivo da FiatChrysler (FCA), Sergio Marchionne, declarou que a montadora poderá ter que parar sua produção de carros no México.

Fiat ameaça parar produção no México caso Trump cobre imposto

De acordo com a afirmação do CEO da Fiat, isso poderá vir a acontecer se o novo presidente dos Estados Unidos realmente cumprir a ameaça e passar a cobrar impostos da importação destes carros. Hoje, um acordo permite que os carros que são fabricados pelas grandes montadoras em suas plantas no México levem seus carros para os Estados Unidos sem imposto.

A fala foi registrada durante entrevista coletiva concedida pelo empresário durante o Salão de Detroit. Donald Trump falou muito dos problemas que as grandes montadoras norte-americanas teriam causado no mercado de trabalho dos Estados Unidos ao levar suas plantas para o México.

Ao ser questionado por um jornalista se existia a possibilidade da fábrica paralisar suas atividades no México, o presidente da empresa afirmou que "É possível. Depende do quão alta forem as tarifas. Se elas tornarem a produção no México pouco econômica, teremos de desistir". Mas tanto Sergio quanto outros executivos do segmento automotivo afirmam que é necessário esperar a posse efetiva de Donald Trump.

Fiat ameaça parar produção no México caso Trump cobre imposto

Sergio também lembrou que caso o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, revogar o chamado acordo de livre comércio entre os Estados Unidos e o México, a indústria automotiva dos mexicanos corre um sério risco. O CEO afirma que este segmento da indústria do México foi completamente moldado para atender as demandas dos norte-americanos, e que não existem outras opções que possa ser exploradas.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela agencia Reuters, atualmente a produção mexicana dá conta de um 1/5 de todos os carros que são emplacados dentro dos Estados Unidos. Foram mais de US$ 24 bilhões em investimento do ano de 2010 para cá neste mercado.