Durante o Salão do Automóvel de Buenos Aires as montadoras e empresas que trabalham no segmento aproveitam para divulgar uma série de novidades em relação aos seus planos para o futuro. A Fiat foi uma das empresas que falou sobre seus planos para os próximos meses no Brasil. De acordo com as informações, a Italiana não vai lançar novos modelos no Brasil até terminar a planta que está sendo erguida em Pernambuco.

Fiat anuncia pausa nos lançamentos nacionais

O assessor técnico da montadora, Ricardo Dilser, disso que a prioridade da empresa para os próximos anos será realmente manter a liderança com os carros que já foram lançados até o momento. A prioridade dos investimentos será na conclusão da planta que está sendo erguida, sendo que somente depois disso é que a Fiat vai começar a fazer novos lançamentos de modelos aqui no País.

Portanto, as novidades que estão sendo mostradas pela montadora no evento de Buenos Aires não deverão ser lançadas por aqui. Exemplo é o modelo 500L, que é um dos destaques do estande da empresa e que não está confirmada para o Brasil, apenas para o mercado argentino, por exemplo. Outro carro que está sendo lançado no Salão de Buenos Aires é o Panda 4X4, um parente muito próximo do Uno e que não deverá ser lançado no Brasil por enquanto.

Mesmo assim, os dirigentes da empresa afirmam que o foco é realmente manter a liderança em termos de vendas de carros no Brasil. De acordo com os últimos levantamentos a Fiat é responsável por 22,5% do mercado de automóveis no Brasil, na frente da Volkswagen, que detém atualmente 19,1%.

Investimentos no Brasil

Atualmente a Fiat mantém no Brasil investimentos na sua planta localizada na cidade de Betim, no estado de Minas Gerais, que já a maior planta da marca em todo mundo. A capacidade desta fábrica está sendo ampliada, sendo que depois das reformas ela passará dos atuais 800 mil para os 950 mil.

Já a planta que está sendo erguida no Pernambuco possui previsão de conclusão das obras em 2014, com previsão de início da produção em 2015. De acordo com os números divulgados pela montadora, o investimento total que está sendo feito nesta nova planta é de $ 4,5 bilhões, incluindo as fábricas de veículos e uma de motores. O restante deverá ser utilizado no "desenvolvimento de produtos", afirmou a Fiat.