Um dos pontos comerciais que acabaram se tornando padrão em praticamente todos os locais, mudando poucos detalhes, são as concessionárias. Afinal de contas, como se trata de um local de venda de carros, geralmente precisa de um grande espaço para concentrar seus produtos. Mas as montadoras estão revendo estes conceitos.

Fiat anuncia redução nas áreas de concessionárias e aberturas de lojas digitais

A Fiat anunciou nesta semana que vai alterar os seus projetos de pontos comerciais, especialmente as concessionárias que já estão abertas. A ideia é reduzir o espaço físico de algumas das suas lojas até o final do ano que vem, juntamente com a abertura de pequenas e digitais concessionárias.

A primeira concessionária digital da marca deve ser lançada no começo de dezembro, em São Paulo, e o plano é ter cerca de 20 lojas deste modelo até o final do ano que vem. As lojas terão tecnologia que permitem que os consumidores consigam se sentir dentro dos carros, mesmo que não esteja diante dele fisicamente.

Ao entrar na loja, o cliente faz um breve cadastro e recebe um papel com um QR Code. Este código pode ser utilizado para que ele utilize as telas sensíveis ao toque para escolher os modelos, podendo acessar todas as opções de configurações disponíveis para cada carro. Para fechar a compra, basta chamar o atendente, o que também pode ser feito pela tela.

Fiat anuncia redução nas áreas de concessionárias e aberturas de lojas digitais

Já as concessionárias tradicionais também passaram por uma serie de alterações, sendo que uma das suas principais é em relação ao espaço que elas ocupam, o que costuma tornar caro a operação por conta do aluguel dos pontos comerciais.

Neste primeiro momento, 110 lojas devem ter os seus espaços reduzidos, com redução de “showroom” e mais espaço para serviços. Um dos principais motivos, de acordo com a montadora, é que os clientes estão indo cada vez menos nas concessionárias, já chegando com muitas informações sobre o carro desejado.