O Grupo PSA (Peugeot-Citroën) e a FCA (Fiat Chrysler) anunciaram nesta quinta-feira, dia 31, que estão avançando nas negociações de fusão entre as duas gigantes do setor automotivo. Se a união for confirmada, o resultado vai acabar sendo a 4ª maior fabricante de automóveis o mundo em relação ao número de vendas, levando em consideração o desempenho global.

Fiat Chrysler e PSA avançam nas negociações para fusão

De acordo com as informações que foram divulgadas pelas empresas, o novo grupo seria dividido em partes iguais, sendo metade para cada entre os acionistas da FCA e da PSA. Os lucros e as indicações para o conselho também seriam divididos de forma igualitária.

Uma das alterações já confirmadas para a nova empresa é de que ela teria a sua sede alterada. A companhia seria sediada na Holanda, com representação nas bolsas de Milão, Paris e Nova York, mesmo as empresas tendo origens italianas, americanas e francesas.

Fiat Chrysler e PSA avançam nas negociações para fusão

Além disso, foram divulgados alguns outros detalhes da fusão entre as duas companhias. Pelo menos neste primeiro momento, não existe nenhuma previsão de fechamento de fábricas espalhadas pelo mundo das duas empresas. As sinergias devem gerar anualmente cerca de 3,7 bilhões de euros, sendo que 80% das sinergias deverão ser atingidos em 4 anos, com custo estimado de 2,8 bilhões de euros.

A fusão das novas companhias geraria cooperações feitas para carros populares, premium, de luxo, SUVs e comerciais leves. Mas a empresa também deve investir pesado em novas tecnologias, como eletrificação, direção autônoma e conectividade. As receitas combinadas das duas empresas girariam em torno dos 170 bilhões de euros.