Mais uma montadora de automóveis passa a ser investigada nos Estados Unidos, e o principal problema seria a quantidade de poluentes que estariam sendo liberados dos canos de dois modelos diferentes. Além disso, essa empresa também estaria se utilizando de um sistema para mascarar a quantidade de poluentes emitidos.

Fiat Chrysler deve ser investigada por poluição nos Estados Unidos

A Fiat Chrysler agora é a empresa que está sendo vigiada de perto pela Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. O órgão de controle afirmou que a companhia estaria fazendo algo bastante semelhante ao esquema que foi descoberto no ano passado e que envolvia os níveis de poluentes da emitidos pelos carros da Volkswagen.

Na acusação, a entidade afirmou que tem fortes motivos para acreditar que o dispositivo de controle de emissões alguns modelos do grupo estariam agindo contra o que determina as leis ambientais dos Estados Unidos, mais especificamente a emissão de óxido de nitrogênio (NOx), que pode ser considerado como um dos principais poluentes resultantes da combustão do óleo diesel.

Os modelos que estariam no foco do problema são as picapes RAM 1500 e Jeep Grand Cherokee, anos 2014, 2015 e 2016. O levantamento feito pelos estudos afirmam que seriam 104 mil unidades de veículos que estariam maquiando o nível de poluentes que estariam sendo emitidos.

Controle auxiliar de emissões

Fiat Chrysler deve ser investigada por poluição nos Estados Unidos

O ponto de discorda está sendo um pequeno aparelho que pode ser encontrado nos carros citados e que são chamados de controle auxiliar de emissões. Estes aparelhos não estão proibidos de serem utilizados pelas montadoras em determinados casos, como a proteção do motor. O grande problema é que ele pode afetar as emissões, e, neste caso, deveria ser reportado.

A EPA alega que a montadora não relatou a existência destes dispositivos nos carros citados. Apesar da afirmação ter sido feita, a entidade confirmou também que ainda não conclui todas as etapas das investigações, e que não pode afirmar, com toda a certeza, que a Fiat Chrysler está fazendo a mesma coisa que Volkswagen.

Resposta

Por enquanto, a única resposta obtida foi uma nota emitida pela montadora em relação as acusações, afirmando estar “desapontada” com as alegações feitas em relação aos seus carros, e também afirmou eu todos eles seguem rigorosamente as normas estabelecidas.