Depois de uma história de 23 anos de produção, foi decretado o fim da linha para a perua Weekend. A confirmação foi divulgada publicamente pela Fiat nesta segunda-feira, dia 27 de janeiro. O modelo conseguiu fazer bastante sucesso no Brasil, inclusive tornando mais popular este que era um segmento secundário.
De acordo com as informações que foram divulgadas em um balanço da montadora, a perua teve mais de 530 mil unidades vendidas. No Brasil, o modelo acabou sendo lançado oficialmente no ano de 1997, com o nome de Palio Weekend. Este acabou se tornando o modelo mais longevo da qual era derivada, sendo que o Palio saiu de linha há 2 anos atrás.
O Palio Weekend constantemente é apontado como o carro que acabou se tornando o responsável por abrir espaço no mercado para carros que tinham um aspecto mais aventureiro, mas que não deixava de ser feito para rodas nas grandes cidades. Com isso, o segmento acabou se tornando referência, inclusive para a chegada dos SUVs.
Ao longo dos anos o modelo foi lançado em diversas versões, incluindo opções 1.0, 1.3, 1.4, 1.5, 1.6, 1.8 e até uma versão elétrica, desenvolvida em parceria com a Itaipu, para ser usada exclusivamente na hidrelétrica.
“A Weekend teve um papel muito importante para a Fiat, liderando o segmento durante quase toda sua trajetória comercial”, afirmou Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.
Com o final da linha da produção do modelo no mercado brasileiro, a Fiat abre espaço para a produção de três novos carros, com uma atualização que acaba seguindo as tendências de vendas globais, com os SUVs cominando. A montadora deve lançar dois SUVs inéditos nos próximos anos.