A Fiat comunicou para imprensa esta semana a conclusão do conjunto de incentivos de cerca de R$ 5,3 bilhões que serão investidos completamente na construção de um complexo fabril em Pernambuco. Ainda de acordo com a montadora italiana, este será o maior investimento da Fiat no mundo.

FIAT confirma financiamento de R$ 5,3 bilhões para planta em PE

A Fiat comemorou a resolução que foi divulgada pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) no Diário Oficial da União e que aprova os recursos de até 1,959 bilhão de reais para as fábricas da empresa que serão construídas na cidade de Goiana, em Pernambuco.

Os números da fábrica dão conta de que a planta, quando estiver pronta, vai conseguir produzir 250 mil unidades anuais, e o prazo da montadora é que a obra seja entregue no final de 2014 para que no início de 2015 os carros já comecem a ser produzidos. De acordo com as informações que foram divulgadas sobre o projeto da montadora, a fábrica contará ainda com uma pista de testes de veículos e também com um grande parque de fornecedores.

Recursos

Além dos recursos que foram conseguidos esta semana, a Fiat já havia levantado outros recursos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também do Banco de Desenvolvimento do Nordeste. Todos estes recursos foram conseguidos através de uma parceria entre o governo federal e também o governo estadual.

O investimento na fábrica aqui no Brasil será a segunda planta da Fiat no País, sendo que a primeira está em funcionamento na cidade de Betim, em Minas Gerais. A planta mineira também está recebendo investimentos por parte da empresa, que está ampliando a planta e passando dos atuais 800 mil carros por ano para a capacidade de 950 mil carros por ano. Atualmente esta é a maior fábrica da montadora no mundo.