A Fiat anunciou nesta semana que está planejando o lançamento de um novo SUV para o mercado brasileiro no ano de 2022. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, a ideia é que a companhia apresente um modelo SUV-cupê que tenha o visual da picape Toro que já tinha tido uma prévia apresentada no Salão do Automóvel de 2018 em São Paulo.

Fiat confirma lançamento de novo SUV para 2022

Na ocasião da sua apresentação, o modelo era chamado de Projeto 376 e, quando tiver a sua versão de produção, deve se tornar o maior lançamento da fabricante depois do Pulse, que está programado para começar a ser vendido a partir do mês de setembro deste ano. Quando chegar ao mercado, o novo SUV-cupê deve ficar posicionado acima do Pulse.

Segundo o que já pode ser visto no Projeto 376, o carro deve ter o seu visual inspirado fortemente no conceito Fastback. Algumas unidades do novo modelo já foram flagrados em testes feitos na Suécia, mas as imagens obtidas mostram que se tratavam do que é chamado de “mula”, que são carrocerias que ainda não possuem o seu formato definitivo.

Fiat confirma lançamento de novo SUV para 2022

Mesmo que ainda não tenha sido oficialmente confirmado, tudo indica que este novo modelo seja baseado na recém-lançada plataforma MLA que, de acordo com a Fiat, foi projetada para aumentar os níveis de performance, robustez, segurança e conforto, além e ampliar a compatibilidade com novos sistemas eletrônicos.

Em relação ao que pode se esperar em termos de conjunto mecânico deste novo carro, tudo indica que o modelo tenha versões com os novos motores 1.0 e 1.3 turbo, com potência de 120 cv e 185 cv, respectivamente. Já o torque deve ficar entre 20 kgfm e 27,5 kgfm, na mesma ordem, com câmbio que deve ser sempre o automático do tipo CVT, que enviará toda a força para as rodas dianteiras.

A expectativa é que o novo modelo chegue no mercado brasileiro ainda no 1º semestre de 2022.