Carlos Tavares, CEO da Stellantis, anunciou esta semana que será lançada uma nova geração do Punto. A informação foi divulgada durante uma teleconferência de apresentação das demonstrações financeiras do segundo trimestre e relatório semestral da empresa. O lançamento deve ser feito especialmente para ocupar o segmento B dentro do mercado europeu, uma vez que no Brasil o veículo saiu de linha em 2018.

Fiat confirma novo Punto para 2023

A notícia de um novo modelo de hatch levando o emblema da Fiat se consolidou a partir de antecipação de alguns pontos do plano industrial do grupo, principalmente em relação as marcas italianas. Mas detalhes mais concretos em relação ao lançamento deste veículo serão revelados somente no final deste ano de 2021.

Tudo indica que essa nova geração do hatch vai seguir a cartilha visual que atualmente está consolidada em modelos como Argo ou Tipo, carro que ainda é vendido em determinados países do leste europeu. O modelo anterior da terceira geração do Punto foi desenhado por Giorgetto Giugiaro e tinha um design marcante, mas isso não deve acontecer para a nova geração.

Fiat confirma novo Punto para 2023

O novo Punto deve ser construído sobre a plataforma CMP de origem PSA, que atualmente é utilizada para os hatches compactos Peugeot 208 e o Opel Corsa, além dos SUVs compactos Peugeot 2008, DS 3 Crossback, Opel Mokka e o Citroën C4 – que virou uma espécie de SUV-cupê na Europa.

Vale ressaltar que essa plataforma é considerada como muito versátil nos dias de hoje da empresa, inclusive sendo compatível com motores 100% elétricos, à exemplo do Citroën e-C4 revelado em junho do ano passado. Mas ainda não é possível confirmar que este modelo tenha uma versão puramente elétrica.