A versatilidade do furgão Ducato já rendeu bons frutos para o modelo da Fiat. A van, que surgiu em 1981, é vendida em mais de 80 países e já foi líder do segmento em vários mercados da América Latina – incluindo o Brasil – e até na Rússia. Agora, para aprimorar o status de “versátil” do modelo, a marca italiana expandiu a gama do veículo comercial na Europa e traz a versão 4X4 com tração permanente, que promete ultrapassar os limites de simples transporte de carga.

Fiat Ducato 4x4

No mercado europeu, os números de vendas dos últimos anos de veículos comerciais tiveram significativa diminuição – principalmente por conta da crise econômica. Porém, em 2017, houve um aumento de 10% em relação ao ano anterior, ou 105 mil unidades a mais vendidas nesse ano. Desta quantidade, 30% são de carros da categoria da Ducato, o que demonstra a importância desse segmento no mercado local.

Fiat Ducato 4x4

A tração integral permanente, grande trunfo da versão 4X4 da Ducato, pode ser combinada com quatro opções de motores, todos a diesel. Um é o 2.0 litros de 115 cv e 28,5 kgfm de torque com câmbio de cinco velocidades. Outros dois são da família Multijet, ambos de 2.3 litros com potência de 130 cv e 32,6 kgfm ou 150 cv e 35,7 kgfm – os dois acoplados a uma caixa de seis velocidades. Por fim, há ainda um 3.0 litros de 180 cv e 40,8 kgfm de torque. Os Multijet 2.3 e 3.0 oferecem a possibilidade do câmbio “ComfortMatic”, automatizado de seis velocidades, que tem programação para otimizar o consumo de combustível.

Fiat Ducato 4x4

Para manter a economia de combustível e as emissões de poluentes em bons níveis, a Fiat usa uma tecnologia que intercepta os gases no escape após o filtro antipartículas e os traz de volta à câmara de combustão. Isso reduz a temperatura de explosão e melhora e desempenho da propulsão.

Fiat Ducato 4x4

Na Europa, a Ducato tem três configurações: Classic, Techno e Lounge. Cada uma é caracterizada por um nível diferente de sofisticação e elegância. Elementos como os estofados, porta-copos, tela sensível ao toque de 5 polegadas com a central Uconnect, controles no volante e funções de navegação e multimídia, e entradas e ligações com smartphones são alguns dos mimos oferecidos. A estratégia é usada para atrair desde o cliente que só pretende transportar carga com o veículo até quem deseja atuar nos transfers de pessoas.


Autor: Victor Alves (Auto Press) e Cosimo Curatola (Infomotori.com/Itália)
Fotos: Divulgação