Passados os momentos mais críticos da crise econômica, de acordo com a opinião dos especialistas, chega a hora de fazer uma avaliação dos impactos sofridos. No setor automotivo, pelo menos uma empresa lamenta o impacto que a crise teve os seus resultados. A Fiat viu o seu desempenho, em vendas, despencar nos últimos anos.
Desde que a quantidade de veículos emplacados começou a cair no Brasil, o que aconteceu há 5 anos atrás, a Fiat não conseguiu mais retomar a liderança no mercado, que era ocupado pela mesma antes da crise começar. A sua participação no mercado chegou a cair 10 pontos percentuais.
Quando são visualizados os dados referentes as vendas de carros do primeiro trimestre do ano de 2013, a Fiat aparecia como sendo a montadora que conseguia liderar com folga em relação as vendas de carros. A montadora detinha 22,7% das vendas globais de veículos no mercado brasileiro. Hoje, a montadora conta com 12,1% do mercado.
Quando são considerados números de anos cheios, a Fiat também aparece como sendo a empresa que mais perdeu em relação a participação no mercado como um todo: 7,9 pontos percentuais. Suas rivais, Volkswagen e Chevrolet perderam menos, 6,1 e 0,1, respectivamente.
Perda em todos os campos
Como a montadora era a que mais vendia carros no Brasil, era natural que ela também dominasse a lista dos modelos mais vendidos. No seu auge, a montadora tinha quatro entre os dez modelos mais vendidos: Palio, Uno, Siena e Strada.
Passados cinco anos, apenas a picape Strada consegue ser um modelo da Fiat que ainda permanece no top 10 em relação as vendas. De acordo com os dados de vendas em relação ao primeiro trimestre de 2018, a picape aparece na 7ª posição.
Lançamentos da montadora ainda não conseguira atingir o sucesso esperado. Os hatches Mobi e Argo aparecem, no acumulado dos primeiros três meses do ano, em 11º e 13º, respectivamente.
Quando analisamos os números absolutos de venda de carros, a Fiat foi de 178,8 mil emplacamentos registrados entre janeiro e março de 2013 para 64 mil para o mesmo período de 2018.