A história do Fiat Palio chegou ao fim no mercado brasileiro. A montadora confirmou nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, que o carro que conseguiu chegar no topo da lista dos mais vendidos está sendo retirado de linha. O modelo já foi até mesmo retirado do site da fabricante.
Outro modelo que também está se despedindo das concessionárias brasileiras é o Punto. De acordo com as informações confirmadas pela própria Fiat, ambos os modelos estão sendo deixados de lado para abrir mais espaço para o Argo, modelo que acabou sendo lançado no ano passado.
Com o fim da comercialização do Palio no mercado nacional, a Fiat acaba oficializando outro modelo como o seu carro de entrada: o Mobi. Já o Uno segue sendo como uma opção intermediária.
História
O Palio foi desenvolvido como um modelo focado nas necessidades especialmente dos consumidores de mercados considerados emergentes. Na ocasião em que foi lançado, uma das principais características que acabou atraindo os olhares de todos foi o design moderno. A primeira geração chegou com motores 1.5 8V e 1.6 16V. Na sequencia a Fiat lançou também uma opção com motor 1.8 18V.
No ano de 2001 o modelo passou por aquela que seria a sua primeira grande reestilização. O carro acabou deixando para trás um pouco das suas linhas arredondadas, especialmente as que estavam localizadas na lateral do veículo, e ficou mais quadrado. Depois a marca também lançou no mercado uma outra opção, com motor Fire 1.0.
No ano de 2004 a Fiat promoveu mais um conjunto de mudanças no carro. O veículo acabou retomando alguns conceitos originais para o seu design, deixando o estilo mais sóbrio que acabou adotando ao longo dos anos anteriores. O design do veículo, de uma forma geral, foi mantido na ocasião do lançamento da versão Fire, que acabou se tornando a versão de entrada da linha.
A partir do ano de 2008 o carro ganhou uma série de mudanças, com um novo desenho e formatos que eram adotados de outros modelos da empresa, como os faróis do Siena. Na ocasião a montadora adotou os modelos com motores 1.0, 1.4 e 1.8, todos de 8 válvulas. Já no final de 2011 a Fiat lançou a última geração do Palio.
Ao longo da sua história, o carro teve mais de 3 milhões de unidades vendidas e produzidas, sendo que o auge das suas vendas realmente foi o ano de 2014, quando conseguiu se tornar o veículo mais vendido do Brasil por um ano.