A Fiat deve parar de vender o motor 1.8 no mercado brasileiro, consequentemente deixando de oferecer também as versões de modelos que tinham este componente em seu conjunto mecânico. De acordo com as informações que foram publicadas pela Revista Auto Esporte, a decisão já foi tomada e deve começar a valer a partir do começo do ano que vem.

Fiat deve parar de produzir motor 1.8 no Brasil

A data escolhida não é por acaso, uma vez que a partir do dia 1º de janeiro de 2022 entra em vigor a fase L7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o Proconve. A legislação torna mais restrito a tolerância em relação aos ruídos emitidos por carros, bem como os poluentes.

A mudança não deve ter um impacto muito grande na montadora, pois a Fiat já conta com uma série de propulsores mais modernos e também eficientes para modelos que acabam competindo na mesma categoria. Dentre os exemplos destes motores estão o recém-lançado 1.0 turbo de três cilindros. Mesmo que tenha uma potência menor, seus números ficam muito perto do motor 1.8 aspirado.

Fiat deve parar de produzir motor 1.8 no Brasil

Este motor estava sendo vendido e produzido por aqui desde o ano de 2010, resultado de uma parceria entre a BMW e a Chrysler. Ao longo dos últimos anos, este motor ganhou uma série de atualizações importantes, fazendo com que ele conseguisse mais potência, torque e também conseguiu ficar mais econômico.

A montadora deve continuar produzindo o motor 1.8 por aqui, na fábrica de Campo Largo, no Paraná, mas apenas para atender outros mercados que devem continuar vendendo modelos com este perfil. Dentre os carros, no exterior, que recebem o modelo que vai se aposentar por aqui estão Jeep Renegade, Fiat Toro e Ram 1000 (versão da Toro com a marca Ram).

Fonte: Revista Auto Esporte