A Fiat está preparando uma nova identidade sonora para os seus veículos, o que deve afetar e alterar os sinais de alertas e outros tipos de “bipes” que se tornaram bastante comuns dentro dos veículos mais modernos. Essas alterações, que devem fazer sua estreia oficial a partir da linha 2023 da Toro e do Pulse, faz parte de um projeto maior, de reposicionamento da marca.

Fiat vai alterar sons dentro dos seus carros

O projeto teve início com mudanças mais impactantes para os motoristas e passageiros, como as alterações que foram feitas no visual geral dos carros e também com a instalação do novo logotipo da marca. Depois, começaram a ser veiculadas novas peças de campanha publicitária, muitas usando uma nova linguagem e com o “Sound Logo”, um som característico tocado ao final de cada propaganda, quando o logo da Fiat aparece.

Agora os sons de dentro da cabine também vão começar a mudar. A empresa anunciou uma parceria com a empresa brasileira Sound Thinkers que terá como principal objetivo o desenvolvimento desta nova identidade, com sons que devem substituir os “bipes” tradicionais dos modelos dos dias de hoje.

O desenvolvimento destes sons acontecerá sempre levando em consideração a opinião de diversos usuários. A empresa afirma que fez uma pesquisa com os clientes sobre as suas preferências de sons. O resultado será justamente o que está sendo chamado pela montadora de “Sound Design”.

Fiat vai alterar sons dentro dos seus carros

Os efeitos sonoros devem deixar de ser tão técnicos e ficar mais agradáveis e alinhados com a identidade da Fiat. Com a mudança, os tons de alertas devem ficar menos estridentes, em um tom mais suave, incluindo aqueles de porta aberta ou os sensores de estacionamento.

Os novos sons já poderão ser conferidos na linha 2023 da Toro e da Pulse, que começam a ser vendidas no mercado nacional a partir desta semana. A nova identidade deve ir sendo incluída nos novos modelos de forma gradativa.