O Grupo Stellantis afirmou nesta semana que todo o seu portfólio de veículos vendidos dentro do mercado Europeu será composto por carros elétricos até o ano de 2027. Com isso, a montadora se compromete com a eliminação gradual dos carros a combustão da Fiat e da Abarth ao longo dos próximos anos no velho continente.

Fiat venderá apenas carros na Europa a partir de 2027

A montadora confirmou algumas informações que já tinham sido divulgadas anteriormente em relação a um cronograma que incluía datas para o final dos motores a combustão em cada uma das marcas do grupo: DS (2024), Lancia (2026), Alfa (2027) e Opel (2028). Agora, as outras marcas também entram no projeto, com prazo final até o ano de 2027.

A Fiat conta atualmente com três modelos de veículos 100% elétricos: Fiat 500, e-Ducato e e-Scudo, sendo estes dois últimos veículos comerciais. O e-Ulysse em breve será lançado na Europa, mas trata-se apenas da versão envidraçada do e-Scudo.

Fiat venderá apenas carros na Europa a partir de 2027

Espera-se que o grupo lance novas opções de carros elétricos da Fiat nos próximos meses, como o Panda elétrico, cujos rumores já estão circulando pelo mercado há algum tempo. Este carro deve ser criado a partir do conceito Centoventi apresentado em 2019.

O novo cronograma divulgado pelo grupo também inclui o lançamento de um modelo totalmente elétrico para este ano ou para o próximo. Ele aparece com a nota TBA ("A Ser Anunciado") no material que foi divulgado pela empresa, junto com todo o seu demonstrativo financeiro.