Dois modelos de veículos comerciais leves estão tendo importantes alterações no seu conjunto mecânico. De acordo com as informações que foram divulgadas em um comunicado da Stellantis, tanto o Fiat Fiorino quanto o Peugeot Partner Rapid estão adotando o motor 1.3 Fire Evo da Fiat como padrão.
Com isso, os dois carros aposentam, de vez, o tradicional propulsor 1.4 Firefly. Ambos os carros terão ganhos significativos de potência e desempenho. O motor 1.3 Fire usado até então entregava 84/86 cv e 11,8/12,2 kgfm de torque (gasolina e etanol, na ordem). O novo motor também vai deixar ambos os carros mais econômicos e eficientes.
De acordo com os dados oficiais que são divulgados pela montadora, o consumo é de 8,7 km/l no ciclo urbano (ganho de 7,27%) e 9,6 km/l em percurso rodoviário (uma melhoria de 14,56%), ambos com etanol.
A Stellantis também aproveitou o comunicado para anunciar algumas outras mudanças importantes para ambos os carros, com a adição de equipamentos como direção elétrica, sensor de temperatura externa e sensor de monitoramento da pressão dos pneus. No mais, seguem equipados com ar-condicionado, sistema de travas e vidros elétricos de série, além de interior com 18,5 litros de espaço em porta-objetos.
Os furgões também são vendidos com alguns sistemas de segurança, incluindo controle de estabilidade, alerta de frenagem de emergência e assistente de rampa.
Vale ressaltar que ambos os carros são praticamente o mesmo modelo, inclusive com a mesma capacidade de carga de até 650 kg, com 3,3 m³ de volume e as portas com abertura de até 180 graus.