A Ford anunciou nesta semana a apresentação do SUV elétrico inspirado no Mustang para o dia 17 de novembro deste ano. Mas enquanto o carro não chega, a montadora apresentou no SEMA Show uma versão bem peculiar do Mustang, o Lithium EV. Este modelo é um protótipo que deixa de lado o motor V8 e oferece uma unidade elétrica e duas coisas muito curiosas: tem mais de 900 cv de potência e o piloto pode controlar esta força com um câmbio manual de 6 marchas.
O protótipo que foi apresentado pela montadora contou, em seu desenvolvimento, com a parceria da empresa Webasto. O propulsor incluído no modelo é um elétrico Phi-Power dual-core com dois inversores. Para alimentar o sistema o carro também conta com uma bateria de 800V da Webasto.
De acordo com os dados divulgados, o sistema permite a entrega de 1 megawatt de potência. Com estes dados, o modelo conta basicamente com o dobro da capacidade da grande maioria dos carros elétricos que estão sendo vendidos.
A manutenção do câmbio manual de 6 marchas tem como principal objetivo atender os anseios do público que investe em um Mustang e que gosta de ter o controle total do carro. A transmissão é uma versão modificada do Getrag MT82, alterada para aguentar os 138 kgfm de torque instantâneo. O diferencial Super 8.8 Torsen com eixos da Ford Performance conectam o motor com as rodas traseiras.
O projeto acaba abrindo caminho para um modelo Mustang que pode vir a chegar no mercado com um sistema totalmente elétrico. Além disso, o carro também consegue demonstrar o poder e a tecnologia da Webasto, que acabou se tornando uma grande parceira da montadora para o desenvolvimento dos novos veículos.
Anúncios de Carros
|
Toyota Corolla 1.8 GLi Upper Multi-Drive (Flex) R$ 90.000,00 Santos (SP) |
|
Ford Focus Sedan GLX 2.0 16V (Flex) (Aut) R$ 36.500,00 Catalão (GO) |
|
Chery Tiggo 8 1.6T GDI TXS DCT R$ 141.000,00 São Paulo (SP) |
|
Jeep Compass 2.0 Longitude (Aut) (Flex) R$ 96.000,00 São Paulo (SP) |
|
Troller T4 3.2 XLT 4WD R$ 200.000,00 Florianópolis (SC) |