A Ford anunciou nesta semana a apresentação do SUV elétrico inspirado no Mustang para o dia 17 de novembro deste ano. Mas enquanto o carro não chega, a montadora apresentou no SEMA Show uma versão bem peculiar do Mustang, o Lithium EV. Este modelo é um protótipo que deixa de lado o motor V8 e oferece uma unidade elétrica e duas coisas muito curiosas: tem mais de 900 cv de potência e o piloto pode controlar esta força com um câmbio manual de 6 marchas.

Ford Mustang Lithium ganha motor elétrico de 900 cv

O protótipo que foi apresentado pela montadora contou, em seu desenvolvimento, com a parceria da empresa Webasto. O propulsor incluído no modelo é um elétrico Phi-Power dual-core com dois inversores. Para alimentar o sistema o carro também conta com uma bateria de 800V da Webasto.

De acordo com os dados divulgados, o sistema permite a entrega de 1 megawatt de potência. Com estes dados, o modelo conta basicamente com o dobro da capacidade da grande maioria dos carros elétricos que estão sendo vendidos.

Ford Mustang Lithium ganha motor elétrico de 900 cv

A manutenção do câmbio manual de 6 marchas tem como principal objetivo atender os anseios do público que investe em um Mustang e que gosta de ter o controle total do carro. A transmissão é uma versão modificada do Getrag MT82, alterada para aguentar os 138 kgfm de torque instantâneo. O diferencial Super 8.8 Torsen com eixos da Ford Performance conectam o motor com as rodas traseiras.

Ford Mustang Lithium ganha motor elétrico de 900 cv

O projeto acaba abrindo caminho para um modelo Mustang que pode vir a chegar no mercado com um sistema totalmente elétrico. Além disso, o carro também consegue demonstrar o poder e a tecnologia da Webasto, que acabou se tornando uma grande parceira da montadora para o desenvolvimento dos novos veículos.