A Ford oficializou nesta semana aquilo que o mercado já esperava. As linhas Fiesta e Focus estão sendo descontinuadas. Ambos os modelos já podiam ser considerados cada vez mais raros nas lojas da montadora, sendo poucas concessionárias que seguiam vendendo ambos. Além disso, os carros também já não estavam mais sendo apresentados no site da montadora.

Ford oficializa encerramento da produção de Fiesta e Focus no Brasil e na Argentina

Por enquanto não existe nenhuma previsão de lançamento da marca que possa ser considerado como substituto para ambos os carros. A Ford já deixou claro que pretende focar os seus esforços de produção e pesquisa em segmentos como SUVs e picapes.

A montadora também confirmou o fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo. O fim da linha do Fiesta acaba sendo praticamente uma consequência dessa decisão, uma vez que o carro era uma das linhas produzidas nesta unidade, juntamente com os caminhões da Ford. A empresa norte-americana também já havia anunciado que a versão sedan do Fiesta seria descontinuada.

O encerramento das atividades dessa fábrica tinha sido decidido no mês de fevereiro. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, 3 mil pessoas estão perdendo seus empregos com o encerramento das atividades. Além disso, na unidade de Taubaté (SP), que produz motores e transmissões, 120 trabalhadores assinaram um plano de demissão voluntária.

Ford oficializa encerramento da produção de Fiesta e Focus no Brasil e na Argentina

Na ocasião do anúncio, surgiram diversas informações sobre uma possível compra da fábrica pela Caoa, que chegou a confirmar conversas com a Ford e também com o governo de São Paulo. Mas, até o momento, nada de concreto foi anunciado sobre essa possível transação.

Também foi encerrada a produção do Focus, um modelo que não era produzido no mercado brasileiro, sendo importado da Argentina. A explicação para o encerramento da produção destes carros foi a queda na venda não apenas deste modelo em questão, mas de todos os carros dentro do segmento que ficou conhecido como de hatches médios.