O governo francês confirmou que está mudando a lei de trânsito que pune as pessoas que utilizam o celular enquanto estão dirigindo. De acordo com as informações que foram repercutidas pela imprensa internacional, o governo vai intensificar a fiscalização e também a punição para os motoristas que cometem este crime.

França aprova nova lei para evitar o uso do celular ao volante

As autoridades locais confirmaram que houve uma série de alterações referentes as decisões mais recentes proferidas nos tribunais. Acabaram se tornando, mas comuns aquelas que banem completamente o hábito e acabam imponto restrições para alguns casos específicos.

Os motoristas que precisarem utilizar o aparelho enquanto estão dirigindo, por exemplo, deverá estacionar o carro em um local apropriado e desligar o motor para que ele não seja enquadrado nas leis que punem o celular ao volante. Caso o motorista seja flagrado dentro do carro falando ao celular, mesmo que esteja parado, mas com o motor ligado, poderá ter que pagar uma multa de cerca de R$ 400.

França aprova nova lei para evitar o uso do celular ao volante

A única diferença será se o motorista acabar se envolvendo em algum acidente ou utilizar o celular para reportar acidentes envolvendo outras pessoas.

O governo francês afirma que o principal objetivo desta medida é otimizar a segurança viária e reduzir a quantidade de acidentes que acontecem nas estradas francesas. No ano de 2015 mais de 300 mil motoristas acabaram sendo autuados por utilizar o celular ao volante. Uma pesquisa independente feita recentemente afirma que 9 em cada 10 motoristas assumem que utilizam o aparelho enquanto estão dirigindo.