A frota de veículos que estão circulando pelo Brasil cresceu ao longo de 2017. As informações foram compiladas a partir de um estudo realizado pelo Sindipeças, sindicato que reúne as fabricantes de autopeças que atuam no mercado brasileiro.

Frota de veículos volta a crescer no Brasil

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição, o volume de carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus que circularam no país no ano passado chegou a 43.371 milhões. O número acaba sendo mais um importante sinal da retomada da economia. Nos anos onde a crise acabou sendo mais sentida, em 2015 e 2016, a frota tinha ficado praticamente estável em 42 milhões.

Quando os números são analisados dentro de cada uma das suas categorias, os carros comerciais leves, que são basicamente compostos por picapes e furgões, foram os que mais cresceram, com acréscimo de 1,8% em relação ao ano de 2016.

A quantidade de caminhões ficou estável em relação ao ano passado, e a de ônibus caiu cerca de 1%. Já o volume de motos que estão circulando pelo trânsito brasileiro caiu quase 2%.

Renovação

Frota de veículos volta a crescer no Brasil

A pesquisa aponta ainda que a crise acabou reduziu o processo de renovação da frota que está circulando no Brasil. Em 2017, o país ganhou 889 mil veículos (considerando os novos menos os que saíram de circulação). Em 2011, um dos anos do auge nas vendas de carros zero, o aumento foi de 4 milhões.

Já em relação ao número de veículos por habitantes, a quantidade segue se mantendo estável desde o ano de 2015. Os números revelam que, no ano passado, a média era de 4,8 habitantes por veículo. A quantidade acaba sendo inferir a mercados como o da Argentina.