Funcionários da Tesla denunciaram para a imprensa, nesta última semana, uma série de problemas que estão diretamente relacionados a qualidade final da produção dos carros da montadora. A reportagem foi publicada originalmente pela Reuters, e rapidamente repercutida pela imprensa internacional.

Funcionários afirmam que carros produzidos pela Tesla teriam sua qualidade prejudicada

De acordo com a matéria da agência de notícias, pelo menos nove pessoas foram ouvidas, entre atuais e ex-funcionários da Tesla. Eles afirmam que tanto os sedans Model S quanto os SUV do Model X acabam saindo da linha de montagem e tendo que passar, pouco tempo depois, por reparos em virtude de uma série de falhas e vícios de fabricação.

Muitos dos modelos precisam ser reparados antes mesmo de serem vendidos para os consumidores finais. Os defeitos apareceriam durante um processo chamado de verificação de qualidade. Este processo estaria revelando rotineiramente defeitos em mais de 90% dos veículos Model S e Model X.

As fontes, que obviamente acabaram não tendo os seus nomes revelados pela imprensa, teriam repassado para agência uma série de dados que teriam sido captados diretamente do sistema interno de acompanhamento da Tesla. Os dados apresentados eram referentes aos números que foram obtidos ao longo do mês de outubro.

Funcionários afirmam que carros produzidos pela Tesla teriam sua qualidade prejudicada

Mas estes mesmos funcionários revelaram que os problemas em relação a qualidade dos carros que saem da linha de produção da montadora são observados desde 2012. Oficialmente a empresa confirma que possui um sistema que acusa imperfeições nos carros antes que eles sejam vendidos, mas não revelou números oficias relacionados a taxa de defeito apresentada pelos carros quando eles deixam a linha de montagem.

Informações que foram obtidas pela agência junto ao setor mostram que as taxas de reparos em carros depois que eles saem da linha de montagem, mas antes que eles sejam de fato vendidos, fica em torno dos 10%, muito abaixo do índice de 90% da taxa que seria da Tesla, de acordo com as fontes da Reuters.

Na Tesla "tanta coisa é refeita depois que o carro está pronto... é nisso em que eles estão gastando dinheiro", disse um ex-supervisor da Tesla.