Depois de um mês de greve, a Chery do Brasil conseguiu chegar a um acordo com o sindicato dos metalúrgicos da região para acabar com a paralisação na fábrica instalada na cidade de Jacareí, no interior do estado de São Paulo. De acordo com as informações confirmadas pela empresa, todos retornaram as atividades normas já na manhã desta segunda-feira, dia 30.

Funcionários da Chery decidem retomar trabalhos depois de um mês de greve

O final da paralisação foi decretado depois de assembleia feita na frente da companhia, que aconteceu no começo da manhã do dia 30. Para conseguir terminar com a paralisação, a empresa fechou acordo com o sindicato para oferecer um aumento nos salários dos metalúrgicos em 1,73%. Além disso, a companhia também conseguiu garantir a manutenção do acordo coletivo.

O acordo final também confirma que a montadora vai fazer o pagamento de todos os dias que os funcionários não trabalharam na greve. Na semana passada a montadora havia confirmado que iria cortar os salários de todos os funcionários que tivessem em greve.

“O reajuste salarial ficou abaixo do que esperávamos, mas conseguimos garantir direitos dos trabalhadores com o acordo coletivo. Além dos valores que não estavam sendo pagos com a greve”, disse o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José, Guirá Borba de Godoy.

Funcionários da Chery decidem retomar trabalhos depois de um mês de greve

A greve começou na montadora no dia 28 de setembro, sendo que a principal pauta dos funcionários era o reajuste salarial. No começo das negociações a categoria estava pedindo, no mínimo, 3,73% de aumento, bem como a renovação do acordo coletivo. Mas no final acabou prevalecendo a proposta inicial da empresa, do aumento apenas da reposição da inflação.

O acordo que foi firmado de forma coletiva junto ao sindicato acaba oferecendo algumas garantias para a classe, como impedir a implantação integral das novas regras trabalhistas que foram previstas na reforma, tais como a terceirização das atividades, por exemplo.

Atualmente a unidade da Chery em São Paulo está produzindo 30 carros por dia, sendo que os modelos que estão sendo feitos por aqui são o QQ e o Celer. Na semana passada a direção global da Chery confirmou que venderia 50% da empresa no Brasil.