O Geely EX2, que na China é vendido com o nome de Xingyuan, recentemente conseguiu se consolidar como o 2º modelo de carro elétrico mais vendido do mundo. Nos dados que foram divulgados referentes às vendas que aconteceram no mês de agosto, o EV perde somente para o Tesla Model Y, mas consegue deixar para trás carros como o BYD Dolphin Mini.
Ao longo do mês de agosto foram registradas 48 mil unidades comercializadas. Já no acumulado do ano foram vendidos 300 mil carros. Grande parte dos consumidores estão optando por esse carro em virtude do seu pacote, que consegue equilibrar um preço mais competitivo, uma boa autonomia e espaço interno interessante.
Em termos de estrutura, esse é um hatch compacto com 4,14 m de comprimento e capacidade para quatro a cinco ocupantes. Já o conjunto mecânico é formado por um motor elétrico com opções de 80 a 136 cv, bateria de 37,5 kWh a 51 kWh, dependendo da versão, e autonomia oficial de 360 a 440 km no ciclo CLTC. Todos esses dados são referentes aos modelos comercializados na China.
A Geely, que já atua no mercado brasileiro vendendo o SUV elétrico médio EX5, está se preparando para disponibilizar nas concessionárias nacionais o EX2 em breve. Algumas unidades do veículo já foram flagradas em testes por aqui.
Por enquanto a montadora ainda não confirma nada em relação às versões que serão vendidas por aqui e nem sobre os valores, mas tudo indica que ele custe algo entre R$ 130 e 150 mil.