A General Motors (GM) está passando por uma fase de reestruturação atingindo diversos mercados ao redor do planeta. Esta semana a empresa confirmou que vai encerrar as atividades de uma fábrica localizada na Coreia do Sul. Mas isso não será a retirada total da empresa no local, uma vez que a montadora ainda conta com três fábricas no país.

GM anuncia fechamento de fábrica na Coreia do Sul

Além disso, a companhia também confirmou que pretende fazer uma redução de US$ 850 milhões no balancete. Essas são medidas que estão sendo tomadas visando reduzir a perda de dinheiro que a companhia está tendo na Coreia do Sul, onde não consegue emplacar e perde dinheiro, mesmo estando no local que é considerado como a quarta maior economia da Ásia.

Mas o sinal amarelo continua estando ligado nos restantes das unidades que estão funcionando na Coreia do Sul, uma vez que a empresa confirmou que ainda está avaliando a situação das fábricas. A empresa já está conversando também com os sindicatos que representam os interesses dos profissionais que atuam nas fábricas e também com o governo local em relação aos cortes de gastos.

"O tempo é curto e todos devem agir com urgência", disse o presidente da GM, Dan Ammann.

Saídas

GM anuncia fechamento de fábrica na Coreia do Sul

A GM segue seu processo em busca de uma maior lucratividade em todos os mercados onde atua, tentando colocar o lucro e a inovação à frente das vendas e do volume. Desde o ano de 2015 a GM já se retirou de uma série de mercados onde não vinha conseguindo obter rentabilidade, localizados na Europa, na Austrália, na África do Sul e também na Rússia.

Mas as negociações na Coreia do Sul ainda contam com alguns empecilhos, especialmente em relação ao governo, uma vez que o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já havia prometido criar mais vagas de trabalho e também proporcionar uma maior segurança e estabilidade para aqueles profissionais que já estavam empregados.

Seul disse em um comunicado que lamenta a decisão "unilateral" da empresa dos EUA e que quer realizar uma auditoria de sua filial local, a GM Korea, enquanto estuda as opções que tem para ajudar com o plano de reestruturação.