Um dos investimentos constantes que são feitos pelas montadoras estão relacionados a segurança dos passageiros. Existem correntes de especialistas que afirmam que estes investimentos deveriam ser maiores de acordo com o lucro que as montadoras grandes possuem, mas por outro lado é inegável os avanços que foram feitos nos últimos anos. Cada vez mais os veículos do futuro estarão preparados para evitar que o pior aconteça durante uma acidente, que esta cada vez mais previsível devido a grande quantidade de carros que estão circulando pelas ruas.

GM apresenta novo sistema de airbags

Pois hoje a Chevrolet anunciou mais um resultado destes esforços e investimentos que são feitos para que os motoristas e também os passageiros se sintam mais seguros quando estiverem dentro de um carro da marca. Trata-se de um novo sistema de airbag que foi desenvolvido pela própria montadora em parceria com outras empresas especialistas em segurança de carros. Os airbags novos já estão sendo chamados como os amis inteligentes e completos que estarão no mercado a partir do ano que vem. E o carro que foi escolhido para ter esta nova tecnologia é o Cruze 2013.

Protegendo o motorista

Todos sabem, ou pelo menos imaginam, como um airbag funciona. Simplificando todo o processo que acontece para o acionamento do sistema, a partir de uma batida, os sensores automaticamente passam a informação da colisão para os sistemas de ar que são instalados em pontos estratégicos dentro do carro. Nestes pontos, os sistemas de ar estão conectados a bolhas de plástico que inflam e impedem que o motorista se choque com as partes mais duras do carro. Os primeiros modelos de airbags eram colocados apenas na direção do carro, mas hoje eles estão presentes em diversos pontos do console central do veículo e também nas laterais, diminuindo ainda mais a chance da pessoa se machucar.

Mesmo assim, com todo este ar ao redor da pessoa que praticamente deixa ela presa dentro de uma bolsa gigante de ar, os motoristas que estão conduzindo um carro ainda podem se machucar mesmo tendo um airbag. E um dos grandes motivos para isso é também o grande salvador das vidas neste sistema, que é o ar que controla o enchimento das bolsas. Muitas vezes este ar acaba sendo agressivo demais, o que pode machucar o motorista ou o passageiro. Além disso, acontece também que estas bolsas podem ser cheias de forma unilateral, desprotegendo algumas partes do corpo.

Airbags no Chevrolet Cruze

Este novo sistema que foi anunciado pela Chevrolet promete ser muito mais eficiente ao evitar que a pessoa que está no volante se machuque quando acontecer qualquer tipo de colisão. Isso porque existe uma nova tecnologia chamada de sistema de ventilação flexível, sendo que este sistema de ventilação é justamente o responsável por encher a bolsa de ar que faz com que as pessoas que estejam dentro do carro sejam protegidas do impacto. Mas uma das grandes novidades é que esta saída de ar acaba sendo melhor administrada por um sistema eletrônico, diferente dos outros sistemas de segurança do mesmo segmento.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora durante o evento de apresentação, o National Highway Traffic Safety Administration (agência reguladora norte-americana) testou o Cruze 2013 com a nova tecnologia. Este teste é muito importante quando é feito no mercado automotivo dos Estados Unidos porque permite que seja atribuída uma nota relacionada aos sistemas de segurança, sendo que é fundamental que o carro tenha uma boa avaliação para conseguir ser aprovado.

E em relação a isso parece que o Cruze não vai ter com o que se preocupar, já que o veículo acabou ganhando a nota máxima em relação a este dispositivo de segurança. Mas o carro já havia apresentado a nota máxima no mesmo teste que foi feito no ano passado, quando ele apresentou airbags de duplo estágio de abertura, conforme a intensidade do impacto, determinada pela velocidade do carro.

De acordo com o laudo que oficial que foi emitido pelo órgão competente que fez os testes, esta nova tecnologia que estará presente no Cruze 2011 conseguiu proporciona amortecimento “excelente” para condutores de tamanhos variados em ambos os casos de colisão (baixa e alta velocidades).

Além deste novo sistema de air-bag que estará presente no Cruze 2013, outros dispositivos de segurança também estarão sendo lançados para este veículo, como controle eletrônico de estabilidade StabiliTrak, Panic Brake Assist e Enhanced Override Pedal  (freio inteligente).

Problemas

Enquanto estão sendo anunciados novos sistemas de segurança para a linha 2013 do Cruze, alguns usuários estão reclamando muito do modelo Chevrolet Cruze LT 2011, sendo que de acordo com levantamentos que foram feitos recentemente até mesmo reclamações já foram feitas no Procon relativos aos problemas que estariam acontecendo com os veículos.

Cruze 2013

As reclamações estão sendo feita sem relação a transmissão automática do carro, sendo que em alguns casos a transmissão acaba travando na terceira marcha, sendo que os motoristas não conseguem nem subir ou nem reduzir as marchas. Em outra situações que estariam sendo relatadas pelos consumidores deste caro, o câmbio não saía da posição N ou P, não engatando marchas. Há relatos de que somente a troca do módulo eletrônico da caixa resolveu o problema. Em outro, a caixa foi inteiramente substituída.
A montadora não emitiu nenhuma posição oficial sobre o problema e orienta os motoristas a procurarem uma autorizada assim que for identificado algum problema deste gênero.