A General Motors do Brasil confirmou que pretende fazer mudanças profundas na produção de diversos dos seus veículos, incluindo o Onix, que deverá começar a ser construído a partir de uma nova base. Essa mudança também deve acabar atingindo toda a gama de carros nacionais, e o prazo para que esta transição se confirme é até o ano de 2020.

GM confirma que vai mudar base de Onix

O principal objetivo destas alterações é acompanhar a concorrência, uma vez que a Fiat-Chrysler anunciou alterações muito parecidas. Mas, diferentemente da montadora coirmã, a GM se preocupa em manter aquilo que conseguiu conquistar no mercado nacional, que é a liderança nas vendas de unidades de automóveis no Brasil.

O ano de 2020 realmente deverá marcar um ponto interessante da virada para a empresa em relação ao que deve ser oferecido para o mercado. As mudanças que estão programadas para acontecer devem concluir a última etapa dos planos de investimentos de mais de R$ 13 bilhões.

Nova base

De acordo com as informações que foram divulgadas recentemente pela imprensa nacional, a nova base que deverá ser lançada tanto para o Onix quanto para outros veículos deverá ser modular, seguindo o modelo MQB da Volkswagen. Essa nova base da Fiat deverá ser utilizada para construir seis modelos de carros diferentes, incluindo a nova geração do Onix e também do Prisma, ainda sem datas para serem efetivamente lançados.

GM confirma que vai mudar base de Onix

A nova plataforma estaria sendo desenvolvida nos Estados Unidos e na China, e deve ser criada com foco nos carros compactos que são desenvolvidos pela empresa para aquelas economias que ainda são consideradas emergentes. A nova base não deve ter influência nem da GM Daewoo e nem da Opel.

Outros carros que devem ser criados a partir dessa nova base, que ainda não teve um nome divulgado, são os seguintes: uma picape de pequeno porte que deverá ser lançada para ocupar o lugar da Montana, um SUV compacto nacional que deverá ser lançado no lugar do Tracker, um carro para substituir o Cobalt e outro veículo que deve ocupar o lugar do Spin.

Todos estes lançamentos devem acontecer entre os anos de 2020 e 2022, sendo que o Onix e o novo Prisma devem ser lançados primeiro, em função de serem estratégicos para o mercado brasileiro.