A GM apresentou nesta semana um novo projeto de carro conceito focado na mobilidade urbana. Trata-se de um veículo autônomo que pode ser compartilhado por diversas pessoas ao mesmo tempo. O carro foi batizado de Cruise Origin, já que foi criado pela subsidiária da GM, Cruise Automation.

GM divulga projeto conceito de veículo autônomo compartilhável

De uma forma geral, trata-se de um carro que lembra muito o formato das vans que estamos acostumados a ver nos dias de hoje. O seu visual traz uma série de elementos futuristas, que podem ser conferidos especialmente pela simetria identificada tanto na dianteira quanto na traseira do carro.

As únicas diferenças para saber o que é a frente e o que á traseira do carro são as luzes. Na dianteira elas são brancas, e na traseira elas são vermelhas. Outro detalhe que chama a atenção no projeto conceito está no design das duas portas, que fecham como as de um trem ou de um metro. Elas ficam localizadas bem no centro das laterais do carro, o que passa ainda mais uma imagem de “vagão”.

Já na parte de dentro, como a ideia é que o modelo possa ser compartilhado por mais pessoas ao mesmo tempo, os assentos de trás e da frente fazem com que os passageiros fiquem de frente uns para os outros, mantendo um espaço no meio para que o transporte seja mais confortável.

GM divulga projeto conceito de veículo autônomo compartilhável

O Cruise Origin foi criado sobre uma plataforma da GM para carros elétricos e que possui a capacidade de navegar utilizando um sistema de sensores. Para chamar o veículo, os passageiros poderão utilizar um aplicativo desenvolvido para smartphones, de uma forma muito parecida com a de Uber, por exemplo.

Por enquanto, o projeto ainda é tratado como sendo realmente um conceito. Não se sabe ao certo ainda se o modelo realmente vai ser feito em caráter comercial. Um estudo inicial, divulgado pela própria empresa, afirma que um usuário da cidade norte-americana de San Francisco poderá economizar até US$ 5 mil por ano utilizando o transporte em vez de possuir um carro. Mas não foram fornecidos muitos detalhes sobre como este cálculo foi feito.