A General Motors e a Honda anunciaram esta semana que as duas empresas vão trabalhar em conjunto no desenvolvimento de uma nova família de veículos elétricos acessíveis. As companhias devem promover o compartilhamento da manufatura, além de plataforma e tecnologias, também na América do Sul.

GM e Honda anunciam linha de carros elétricos acessíveis para o Brasil

Os novos veículos elétricos que devem surgir a partir desta parceria terão como base de desenvolvimento de uma nova plataforma global e virão equipados com baterias Ultium. As empresas ainda não deram muitos detalhes técnicos da plataforma, mas ambas afirmam que essa plataforma será “de geração ainda mais avançada”.

Este é um projeto que deve demorar uns 5 anos para se tornar realidade e realmente ganhar escala em relação a produção em escala global. Mas a previsão é que as montadoras realmente lancem milhões destes novos veículos elétricos. Um dos principais focos, apesar de não ter sido confirmado ainda, devem ser os modelos criados com carroceria de SUV compacto.

GM e Honda anunciam linha de carros elétricos acessíveis para o Brasil

“A GM e a Honda vão compartilhar o que tem de melhor em termos de tecnologia, design e manufatura para oferecer uma linha atrativa e mais acessível de veículos elétricos em escala global, incluindo nossos principais mercados na América do Norte, América do Sul e China”, disse Mary Barra, presidente e CEO da General Motors.

Para viabilizar essa produção de novos carros elétricos, tanto a montadora norte-americana quanto a japonesa vão compartilhar as estratégias de tecnologia, design e suprimento. Nessa nova parceria, estão previstos ainda a uniformização de componentes e processos que visa um padrão internacional de qualidade, bem como maior produtividade e otimização de custos.

As empresas vão avaliar também a possibilidade de investir em produção de um novo conjunto de novas gerações de baterias, um elemento crucial em qualquer carro elétrico e que ainda são considerados como os componentes mais caros dentro deste tipo de sistema. O foco deve ser principalmente em um aumento na autonomia oferecida para estes veículos.