A General Motors quer ampliar o leque de funcionalidades oferecidas aos motoristas e também aos passageiros dos seus carros. De acordo com um anúncio feito pela própria montadora, ela passará a incluir nos seus sistemas multimídias um aplicativo que vai permitir com que as pessoas tenham acesso a uma série de opções comerciais.

GM inclui app com funcionalidades comerciais na tela do carro nos EUA

A ideia é permitir que as pessoas realizem diversas funcionalidades de comércio eletrônico, que podem ser encontradas em outros dispositivos, como o smartphone, na tela do seu sistema multimídia. Dentre as funções que serão disponibilizadas estão pedir comida, procurar por um local para abastecer, reservar quartos de hotel e realizar uma série de pagamentos.

A tecnologia que vai permitir com que as pessoas façam isso de dentro do seu carro sem depender do smartphone está sendo desenvolvida pela Internacional Business Machines. A empresa afirma que o aplicativo será baixado automaticamente para cerca de 1,9 milhão de modelos de 2017 e próximos, com cerca de 4 milhões de veículos nos Estados Unidos das marcas Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac equipados com a ferramenta até o final de 2018.

GM inclui app com funcionalidades comerciais na tela do carro nos EUA

Todo o sistema vai ficar parecido com os marketplace que encontramos em sites, e a GM ficará com parte da receita de todas as operações comerciais que forem efetivadas através dos seus apps. Mas a empresa não afirmou de quanto será essa fatia e nem como será feito o processo para disponibilizar estes parceiros comercias na tela do painel do carro.

A GM afirma também que não serão cobrados taxas de serviço ou dados dos motoristas enquanto eles estiverem navegando pelo sistema e nem na hora em que eles vão efetivar a compra.

O sistema da GM vai competir com iniciativas de outras empresas que também querem atrair a atenção dos motoristas. A Amazon.com está firmando parcerias com outras montadoras, incluindo a Ford, para oferecer uma ferramenta de comércio eletrônico em veículos por meio do sistema de assistente pessoal Alexa da Amazon.