A General Motors anunciou nesta semana a assinatura de um contrato de cooperação com a gigante da tecnologia Microsoft para o desenvolvimento de novos modelos de carros elétricos e autônomos. A parceria entre as duas companhias vai ajudar a General Motors a cumprir um cronograma que já havia sido anunciado para o lançamento de novos modelos com essas tecnologias.

GM e Microsoft assinam acordo para o desenvolvimento de carros autônomos

De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, o desenvolvimento dos novos veículos vai se dar através do Cruise, empresa de veículos autônomos da GM que foi criada originalmente no ano de 2013 e que atualmente possui investimento até da japonesa Honda.

Já a Microsoft, por sua vez, pretende entrar na parceria com a tecnologia da plataforma Azure. Ambas as companhias devem atuar juntas para desenvolver as tecnologias para os carros sem motorista. A alianças das companhias quer também acelerar a comercialização deste tipo de veículo ao usar a sinergia de suas experiencias em software, hardware e computação em nuvem, além da produção e ecossistema de parceiros para criar carros seguros e ecologicamente acessíveis.

GM e Microsoft assinam acordo para o desenvolvimento de carros autônomos

"Nossa missão de fornecer transporte mais seguro, melhor e mais acessível para todos não é apenas uma carreira em tecnologia, é também uma carreira de confiança", disse o CEO da Cruise, Dan Ammann.

 "A Microsoft, como padrão ouro na democratização confiável da tecnologia, multiplicará nossa capacidade à medida que comercializarmos nossa frota de veículos compartilhados, totalmente elétricos e autônomos", explicou.

Vale ressaltar que, recentemente, a GM fez um anúncio de que vai acelerar a transição para a mobilidade elétrica e anunciou investimentos que somam US$ 27 bilhões. A previsão é o lançamento de 30 novos veículos elétricos globalmente até o ano de 2025;