Uber e Lyft, ambas empresas que atuam no segmento de transporte por aplicativos, devem ganhar um novo concorrente. É claro que, de tempos em tempos, surgem novas empresas que atuam nessa área. Mas, dessa vez, o concorrente deve ser uma empresa que surgiu diretamente para fornecer um tipo de serviço para as duas primeiras.
A Maven, uma companhia que nasceu dentro da General Motors como uma unidade de aluguel e compartilhamento de carros da própria montadora, deve agora expandir seus negócios para outros campos. A ideia é fazer com que a companhia, que basicamente oferece este suporte para o aluguel de carros, também passe a ter o seu próprio serviço de transporte atendendo diretamente os consumidores finais.
A Lyft, uma das principais concorrentes do Uber no mercado internacional, mas que ainda não chegou ao Brasil, já está sendo deixada de lado pela Maven em relação aos oferecimentos dos serviços de alugueis de carros para aqueles motoristas que não contam com o seu veículo próprio, mas que mesmo assim gostaria de trabalhar para a startup.
Em um primeiro momento a Maven deve focar a sua expansão no atendimento direto aos clientes, mas não na área em que o Uber acabou se tornando mais conhecido, como uma espécie de substituto dos serviços de táxi nas cidades. Ao invés de ficar somente com os serviços de compartilhamento de carros, a empresa da GM passou a fazer parcerias com algumas outras companhias.
De acordo com dados que foram levantados pela imprensa internacional, a Maven passou a fazer parceiras que podem ser consideradas estratégicas em áreas nas quais tanto Uber quanto Lyft também atuam, tais como serviços de entrega sob demanda da GrubHub (refeições), Instacart (mantimentos) e Roadie (encomendas), além da HopSkipDrive.
A própria chefe da Maven, Julia Steyn, confirmou essa informação. Quando questionada sobre a possibilidade da Maven lançar seus próprios serviços de entregas e viagens, ela disse: “Vocês estão no caminho certo. Estamos construindo isso passo a passo".