A GM anunciou nesta semana a criação de um novo centro de inovação, totalmente focado nas pesquisas e desenvolvimento de baterias. O Wallace Battery Cell Innovation Center terá como principal atividade o desenvolvimento das baterias chamadas Ultium, que terão um custo de desenvolvimento menor e uma alta densidade energética.

GM terá novo centro de desenvolvimento de baterias

De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, a ideia é de que as baterias desta linha sejam, pelo menos, 60% mais baratas do que as atuais. Além disso, elas devem oferecer também densidades energéticas de 600 a 1.200 watts por litro. O centro está sendo construído no campus do Centro Técnico Global da GM, localizado cerca de 15 quilômetros ao norte do centro de Detroit, em Warren. A previsão é de que ele entre em operação em meados de 2022.

Os profissionais que vão trabalhar neste centro de desenvolvimento vão se concentrar em químicas de lítio-metal. As células desenvolvidas com este tipo de técnica são significativamente maiores do que as pequenas células metálicas de lítio que já são usadas em dispositivos portáteis hoje. Eles podem ter até 1.000 mm (ou seja, um metro) de altura, de acordo com a GM. Isso tornaria as células quase duas vezes maiores que as células de bolsa das atuais baterias Ultium.

GM terá novo centro de desenvolvimento de baterias

Outro foco que também terá este novo centro de desenvolvimento será o trabalho com baterias de silício e estado sólido, incluindo diversos fatores de forma. Protótipos das células devem ser criados no centro, mas os métodos de produção para isso também devem ser desenvolvidos.

O centro terá uma grande quantidade de tecnologia inovadora, incluindo câmaras para produção e teste das células, laboratórios de síntese para materiais e eletrólitos utilizados, laboratório para análise e outros laboratórios especiais. A equipe também usará métodos de inteligência artificial para o desenvolvimento das células.

Este é mais um importante movimento da montadora para aumentar o foco do futuro da companhia em veículos elétricos.