Um levantamento realizado recentemente mostra que nem todos os estados estão oferecendo a CNH Digital ainda, mesmo que a empresa de processamento de dados do governo afirme que o recurso já pode ser acessado em todo território nacional. Além disso, ainda existem diferenças em relação as taxas que estão sendo cobradas pela emissão do documento.

Goiás e Piauí optam por cobrar por CNH Digital

Dentre os estados que ainda não estão oferecendo a possibilidade do motorista obter a sua CNH digital estão Amapá, Ceará e Pará. Já os estados que optaram por cobrar pelo documento são Goiás e Piauí. Em todos os outros estados onde os documentos já estão sendo emitidos, os Detrans não estão cobrando nada por isso.

O que acaba chamando a atenção também é a diferença de valores que estão sendo cobrados. Em GO a taxa é de apenas R$ 10, enquanto que em PI pode ser de até R$ 222. De acordo com as informações que foram confirmadas, estes valores estão sendo cobrados em daqueles que já possuem a CNH impressa no modelo atual, com QR-Code.

Para aqueles motoristas que possuem o documento na sua versão mais antiga, há cobrança em todos os estados, pois eles precisam renovar ou pedir a segunda via. No entanto, Goiás e Piauí dizem cobrar pela CNH digital também em caso de renovação. E a Bahia informa que fará o mesmo.

Goiás e Piauí optam por cobrar por CNH Digital

Além disso, os Detrans lembram que não é possível, para o motorista, ter somente a versão digital do documento. Todos eles continuam precisando ter a versão impressas, mas não será mais preciso levar consigo enquanto estiver dirigindo, desde que esteja em posse do documento digital.

Em relação ao fato do documento já estar sendo aceito nas blitze e abordagens policiais, todos os estados que já estão emitindo o documento afirmam que os oficias já estão preparados para fazer a leitura da CNH Digital, caso seja necessário. O único estado que ainda afirma que não está aceitando o documento é Mato Grosso, que disse precisar de mais tempo para adequações.

Até a última segunda-feira, dia 7, foram emitidas 139 mil CNH digitais.