O Google anunciou uma série de novidades interessantes para os próximos anos em sua conferência global, que aconteceu na Califórnia, nos Estados Unidos. E diversas destas novidades estão sendo destinadas aos motoristas e demais pessoas que se utilizam de mapas.

Google aposta em realidade aumentada para sua plataforma de mapas

Muitas tecnologias novas devem chegar, em breve, para o Android Auto, que é a plataforma que permite a integração entre a central multimídia do carro e os aplicativos presentes no smartphone do motorista. A companhia também anunciou novidades para o Google Maps.

O aplicativo passará a interagir diretamente com a câmera do celular, através do Street View. Com isso, os usuários poderão apontar seu celular e conferir a direção sendo aplicada, através de gráficos e animações, sobre as imagens geradas pela câmera. Dessa forma, o Google Maps entra na geração da realidade aumentada.

O Google Maps também deve ganhar uma nova função, chamada “For You”. Com ela, o usuário receberá sugestões personalizadas de lugares badalados enquanto passeia pelas ruas. Será possível também criar uma lista de lugares favoritos e compartilhar com um grupo de amigos. Assim, além da localização, todos também poderão receber diretamente as informações disponíveis sobre os locais, tais como horários de funcionamento, etc.

Google aposta em realidade aumentada para sua plataforma de mapas

Em relação ao Android Auto, o Google prometeu uma série de melhorias para que o sistema se adapte, de uma forma mais fácil, as telas com diferentes tamanho e proporções de exibição, tornando o sistema mais fluido e intuitivo.

A empresa também mostrou a implementação de um sistema de pesquisa aprimorado, que agrupará resultados de termos por grupos e categorias de acordo com o aplicativo utilizado, permitindo, por exemplo, exibir resultados de músicas por gênero, álbum e artista no Spotify.

O Android Auto também terá o suporte ao novo padrão de mensagens RCS (substituto do SMS), bem como melhorias no reprodutor de músicas, um sistema de notificações mais eficiente e a utilização de diversas funcionalidades e recursos que estarão presentes no Android P.