Passado o grande impacto que o escândalo que ficou conhecido como Dieselgate e que envolveu a Volkswagen na maior crise da sua história, uma outra empresa está na mira das autoridades americanas pelo mesmo motivo. Diversas informações surgiram sobre investigações que estão sendo conduzidas sobre possíveis fraudes na emissão de poluentes de modelos da empresa que se utilizam do Diesel.

Governo dos Estados Unidos admite que já desconfiava de problemas com a Fiat Chrysler

Agora, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) afirmas que o grupo Fiat Chrysler está sendo investigado desde o ano de 2015, quando surgiram as primeiras suspeitas de que alguma coisa poderia estar errada com os dados divulgados de emissão de poluentes de alguns modelos.

O sistema é basicamente o mesmo que a Volkswagen utilizou para mascarar os resultados de emissão de poluentes, um dispositivo instalado nos carros que faziam este trabalho de uma forma discreta. Diversos e-mails foram anexados ao processo e mostram essa desconfiança de parte dos servidores do órgão, datando do ano de 2015. Os registros agora se tornaram público.

Em Janeiro deste ano, a EPA e o Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia acusaram oficialmente a Fiat Chrysler de se utilizar de um chamado software que permite o excesso de emissões de diesel. De acordo com os dados que foram divulgados pela Agencia, cerca de 104 mil carros foram atingidos.

Governo dos Estados Unidos admite que já desconfiava de problemas com a Fiat Chrysler

Os problemas não estão acontecendo somente nos Estados Unidos. O grupo da Fiat também está enfrentando uma série de acusações da Comissão Europeia, sendo que o motivo do processo é basicamente o mesmo. O governo alemão chegou a realizar alguns testes com modelos do grupo, tais como Fiat 500X, Fiat Doblò e Jeep Renegade. Todos eles apresentaram diferenças entre a emissão de poluentes informada e aquela que foi detectada utilizando sistemas externos.

Até o momento, o grupo Fiat Chrysler negou que utiliza qualquer tipo de dispositivo semelhante nos seus carros. A empresa afirmou, em nota, que todos os testes feitos não apresentam dados conclusivos e também afirmou que existe um escritório de advocacia interessado neste tipo de denúncia. O mesmo que esteve por trás do escândalo da Volkswagen e que deve ganhar bastante dinheiro com todas as denúncias contra a empresa alemã.