O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, deu a confirmação oficial na última quarta-feira – 12 de dezembro de 2013 – de que a propalada intenção do Governo Federal de implementar, já no começo de 2014 por força de Lei, a obrigatoriedade de os automóveis saírem de fábrica já com ABS e Airbags duplos pode ter seu efeito adiado.
Houve pressão de sindicatos ligados aos trabalhadores fabris do ABCD paulista, devido à linha de produção da Kombi – da Volkswagen – que é pouco informatizada, o que resultaria em demissão em massa desses colaboradores da linha de produção. Contudo, Mantega justificou oficialmente a posição do Governo Dilma, acrescentando a argumentação de que os preços dos automóveis populares poderiam subir entre R$ 1 mil a R$ 1.500, o que atrapalharia a indústria automobilística nacional, bem como os índices econômicos do ano que vem – sobretudo o Produto Interno Bruto, mesmo porque serve para posicionar o país, em melhor ou pior colocação, em rankings de economia mundiais.
Representantes da Fiat e da própria Volkswagen foram até o governo para deliberar sobre o assunto – leia-se fazer “pressão” e lobby para que o Governo reveja sua posição oficial. Esses executivos foram direto ao Ministro da Indústria – Fernando Pimentel – que, por sua vez, levou a questão à presidente Dilma Rousseff, que decidiu pela celeridade de uma solução sobre o assunto, conduzindo-o à responsabilidade de Mantega – o que aponta a prevalência do aspecto econômico, nesse assunto.
Oficialmente, tanto a montadora italiana quanto a gigante alemã disseram que acatarão a decisão federal, seja qual for – o que, em outras palavras, não quer dizer coisa alguma.
É curioso pensar que a Kombi teve recentemente uma versão especial, chamada de “Last Edition” – oportunamente, a “Última Edição” – para celebrar o fim da produção do modelo no país – que é o último do planeta a ainda contar com sua fabricação. Cada unidade dessa série custa R$ 85 mil e foi figura central em muitas ações de marketing.
Já do lado da Fiat, o Uno Mille teve também uma linha especial de despedida – a “Grazie”, ou “Obrigado” – mas felizmente os preços não são tão absurdos – e a versão nem é lá, muito exclusiva, de qualquer modo.
Com a revisão da posição do Governo, tanto uma montadora quanto outra, já estudam continuar com os respectivos modelos – “muito queridos” pelo povo brasileiro.
Caso tal adiamento se concretize, a obrigatoriedade de ABS e Airbags duplos deverá ocorrer somente no mês de janeiro de 2016.