Os motoristas e donos de veículos registrados no estado de São Paulo que possuem dívidas atrasadas com o IPVA podem conseguir amplo parcelamento e até mesmo desconto integral em multas e juros. O programa Acordo Paulista permite que as pessoas dividam o total da conta em até 60 parcelas.
De acordo com as informações que foram divulgadas neste mês a partir de um estudo feito pela Serasa (Serviços de Assessoria S.A), em conjunto com a fintech Zapay, 42,2% dos brasileiros ainda não realizaram o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) neste ano de 2024.
Além das dívidas do atual exercício do imposto, muitos motoristas ainda estão com pagamentos, em aberto, de outros anos. Para ajudar, no estado de São Paulo, os interessados podem aderir ao programa Acordo Paulista. Podem participar somente devedor não pode ter acordos anteriores rescindidos nos últimos dois anos.
Um dos principais benefícios que estão sendo oferecidos neste programa é a possibilidade de parcelar o pagamento dos valores em até 60 vezes. Ele pode ser feito tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas, sendo possível parcelar dívidas em nome de uma terceira pessoa.
Além disso, um outro critério para conseguir participar do programa é ter uma dívida menor de R$ 42.432. E para conseguir um parcelamento que seja de até 60 vezes, as pessoas devem ter uma mensalidade de, no mínimo, R$ 70,72.
Os motoristas que conseguirem aderir a esse programa terão ainda um desconto de até 100% sobre os juros e multas. Só poderá ser abatido, entretanto, até 50% do valor total sem que haja redução no valor "original" que não foi pago em dia. Podem ser negociadas as dívidas que tenham sido inscritas em dívida ativa até o dia 24 de setembro de 2022, ou seja, tenham acabado de completar dois anos de registro.
Para mais informações, acesse o site da Dívida Ativa do estado de São Paulo.