Alguns especialistas que a grande onde de preocupação com o meio ambiente está passando, e as pessoas tendem a novamente parar de se preocupar com algumas questões relacionadas aos cuidados que todos devemos ter para cuidar do nosso planeta. Alguns defendem que este movimento não está enfraquecendo, e sim ganhando cada vez mais força, e as empresas estão sendo obrigadas a se adaptarem e aplicarem ações mais sustentáveis. Não sabemos ao certo qual corrente está certa, mas a indústria automotiva, que está sendo cada vez mais massacrada com acusações de estar acabando com o meio ambiente, está tomando algumas atitudes não apenas em relação as fábricas, mas sim a toda a rede e cadeia automotiva.

Grandes marcas estimulam práticas sustentáveis na sua rede

As grandes marcas já estão promovendo algumas mudanças em suas grandes fábricas faz tempo. Apesar de sempre ter um grupo um pouco mais radical que defende que a produção ainda pode prejudicar menos o Planeta, as empresas estão investindo cada vez mais em pesquisa e desenvolvimento relacionado a formas de produção mais sustentáveis e também em tecnologias para deixar os carros menos poluentes. Mas achegou a hora das grandes montadoras não se preocuparem apenas com o que acontece embaixo dos grandes tetos das fábricas delas. E necessário entender que as a indústria automotiva é formada por uma grande rede, e agora as empresas estão começando a ter mais cuidado com os outros pontos que ligam os negócios. Dentre os principais alvos das montadoras atualmente estão as concessionárias, responsáveis pelas revendas dos carros e também responsável pela execução de serviços de manutenção dos veículos.

É claro que é bem mais difícil se preocupar se preocupar com estas grandes redes, afinal de contas elas estão bem mais afastadas dos centros dos comandos do que as fábricas e unidades administrativas das montadoras. Por isso este é um trabalho que precisa ser feito aos poucos, a passos de formigas como os próprios representantes das marcas fazem questão de dizer. Mas mesmo assim, já é possível notar algumas mudanças na rede de pontos de atendimento aos motoristas. Estas ações são feitas basicamente através de recomendações das montadoras, já que este assunto ainda se torna mais delicado porque teoricamente as redes de concessionárias são empresas independentes, o que torna ainda os processos mais demorados. Mas as grandes montadoras estão trabalhando em questões relacionadas principalmente com a conscientização destes empresários sobre o quão é importante os cuidados com o meio ambiente.

Empresas investem em ações sustentáveis

Fábrica sustentável GMDentre as ações que estão sendo promovidas pelas empresas, destacam-se algumas montadoras, como a Fiat, que faz um trabalho de conscientização bastante forte junto as suas concessionárias, através da associação de concessionárias da marca. A orientação e que todos os associados da marca adotem iniciativas ecológicas, sendo que o grande diferencial do trabalho que é feito pela Fiat é que ela não apenas impõe uma série de regras que as concessionárias devem seguir, mas faz um estudo para verificar qual é a realidade de todas as empresas e desta forma conseguir verificar quais ações podem ser aplicadas em cada região.

Existem alguns modelos muito interessantes que estão sendo utilizados como grandes exemplos. Por exemplo, existe um ponto de atendimento na cidade de Caxias do Sul que virou um grande exemplo de como utilizar a água de modo correto. Toda a água que é utilizada, tirando as que são reservadas para o consumo das pessoas, são aproveitadas das chuvas. E para conseguir guardar ainda mais água das chuvas, as calçadas são feitas de material permeável, isso tudo para conseguir absorver ainda mais a água que cai do céu.

Fábrica sustentável da ToyotaOutra montadora que está levando a sério estas iniciativas é a Honda. A empresa criou um grande programa de conscientização ambiental, o Green Daeler, que tem como grande objetivo certificar os revendedores e distribuidores que conseguem atingir as melhores notas nos rankings feitos para avaliar as ações em prol do meio ambiente feitas na empresa. Uma das revendedoras que já conseguiu garantir o seu “selo verde” é a Daitan Jabaquara, que fica no estado de São Paulo. Um dos grandes atrativos da revenda é que a empresa instalou os famosos painéis de captação solares para abastecer todo o prédio com a energia da luz solar. Além disso, a revenda ainda conta com algumas outras ações, como a separação e a destinação correta de componentes contaminados e uma caixa de água com capacidade de 400.000 que também tem a função de captar a água da chuva para aproveitar em outras funções dentro da empresa.

Além destes investimentos terem um impacto bastante positivo no meio ambiente, mas também geram economia para as empresas, que acabam pagando o investimento feito na instalação das medidas. Por exemplo, a revenda que conseguiu o selo verde da Honda e que instalou os painéis de captação de energia elétrica e também as caixas d’água para captação da chuva conseguiram reduzir drasticamente as contas de água e luz. Para ter uma ideia, antes os gastos mensais da empresa somente com água era de R$ 6 mil, agora é de R$ 2,5 mil. A conta de luz também teve uma queda de cerca de R$ 5 mil.