Com a paralisação dos caminhoneiros, com greves registradas na maioria dos Estados brasileiros em função do aumento constante nos preços dos combustíveis, especialmente o diesel, muitas cidades já estão começando a ter problemas de abastecimentos. Postos de combustíveis, especialmente das capitais, já estão deixando de ter o produto para venda aos motoristas.

Greve dos caminhoneiros: Confira dicas para economizar combustível

Em tempos de crise como essa, é sempre importante lembrar de alguns hábitos que podem ajudar as pessoas a economizar combustível, especialmente a gasolina, que está presente na grande maioria dos veículos de transporte no Brasil.

Não esqueça da revisão

Mais do que simplesmente fazer manutenções de segurança no carro, as revisões permitem com que os veículos funcionem de uma forma mais efetiva, fazendo com que não seja gasto mais combustível do que o esperado para o carro em questão. Dentre os itens que acabam tendo maior impacto no consumo da gasolina estão o filtro de ar, filtro de combustível, velas, cabos de vela, alinhamento e balanceamento.

Prefira os modelos mais econômicos

Greve dos caminhoneiros: Confira dicas para economizar combustível

Na hora de trocar de carro, pode ser mais interessante da preferência para aqueles modelos de carros que são mais econômicos. Dentre os carros mais econômicos que podem ser encontrados no Brasil estão: Toyota Prius, Ford Fusion, Volvo XC90 T8, Peugeot 208, VW Up! TSi Move, Lexus CT 200h, Citroën C3, Fiat Mobi Drive GST, VW Up! TSi High e Fiat Mobi Drive.

Cuidado com os postos de gasolina “alternativos”

São diversos os casos de postos de gasolina que vendem combustíveis adulterados para os consumidores. Este não pode ser considerado como um problema exclusivo dos postos sem bandeira, mas na grande maioria dos casos os combustíveis que não atendem as especificações legais acabam sendo encontrados neste tipo de comércio. Portanto, é importante sempre verificar a idoneidade do posto e ficar atento as ofertas tentadoras.

Hábitos de direção

Também existem alguns outros hábitos de direção que podem fazer a diferença. Motoristas que acabam acelerando de forma brusca e desnecessária tendem a gastar mais combustível. Além disso, andar com as janelas abertas também podem acabar afetando a aerodinâmica do carro, principalmente quando o veículo está acima de 80 km/h. Estas alterações podem acabar fazendo com que o consumo aumente.