O Grupo Stellantis confirmou nesta semana a suspensão completa da produção do Cronos em Córdoba, na Argentina. O motivo é adversidade climática que acontece no estado do Rio Grande do Sul, que sofre com fortes chuvas e enchentes que dizimaram boa parte das cidades.
"Senhores, boa tarde: Informamos que devido à falta de entregas de nossos fornecedores localizados no Sul do Brasil, em decorrência das enchentes na região, somos obrigados a suspender a produção pelo resto da semana em ambos os turnos", dizia a mensagem enviada para os trabalhadores da fábrica.
Essa é a segunda vez que a linha de montagem do Cronos acaba sendo interrompida nas últimas semanas. O comunicado atual prevê que a interrupção teria validade a partir desta terça-feira, dia 7, e segue até o dia 13 de maio.
"Além das razões particulares de volume de mercado e projetos futuros que podem alterar os planos de produção, o planejamento desta semana está sendo reajustado devido às consequências logísticas causadas pelas enchentes no sul do Brasil", disse a empresa em comunicado enviado para a imprensa especializada.
O grupo Stellantis não é o único que está sendo afetado em virtude das adversidades climáticas no sul do Brasil. O país é o principal fornecedor de peças importadas para carros montados na Argentina. E as estradas do Rio Grande do Sul acabaram se tornando as principais vias para o envio dos insumos para a Argentina e outros países vizinhos.
Fábricas instaladas no Brasil também já estão sendo afetadas. Um dos modelos mais vendidos no país, o Onix, é fabricado no Rio Grande do Sul.