A GWM, sigla que identifica a montadora chinesa Great Wall Motors Company Limited, confirmou alguns dos seus planos de atuação no mercado brasileiro. Em conversa com o governo brasileiro, o fundador e chairman da empresa confirmou que o H6 deve ser produzido aqui e que outros dois modelos também devem ser lançados.
A planta da empresa, instalada na cidade de Iracemápolis, no interior de São Paulo, deve começar a movimentar suas linhas de montagem a partir do começo do 2º semestre deste ano. No local, começarão a ser produzidos já três modelos diferentes de carros, com capacidade para 50 mil unidades ao longo do ano.
O executivo da empresa afirmou ainda que o começo dessa produção deverá gerar 800 empregos diretos, podendo expandir para até 2 mil vagas de trabalho quando a capacidade da fábrica subir para 100 mil unidades por ano, o que deve acontecer gradualmente ao longo de 2025 e 2026.
Um dos modelos que será produzido na fábrica é o H6, nas versões PHEV, HEV e a versão cupê GT. A linha de utilitários deverá estrear motorização 1.5 turbo flex, tanto para o híbrido quanto para o híbrido plug-in. Hoje, apenas a Toyota, com Corolla e Corolla Cross, oferece híbridos flex, mas são plenos, não do tipo plug-in como os GWM Haval H6.
A planta ainda deve ter uma linha específica para a produção da picape média Poer, ainda sem previsão de início da montagem. O carro já teve alguns flagras rodando pelo país em teste, e tudo indica que a motorização da picape conta com um conjunto eletrificado composto pelo sistema Hybrid Intelligent 4WD (Hi4).
E o terceiro modelo confirmado para produção focada no mercado brasileiro é o SUV H9. O carro é bem diferente dos modelos citados anteriormente, com um visual muito mais agressivo e que lembra bastante o design adotado pelo Land Rover Defender.