A GWM revelou novos detalhes de como será sua produção no Brasil a partir do ano que vem. De acordo com a montadora, a linha de montagem de Iracemápolis (SP) será preparada para produzir um modelo híbrido plug-in flex. O carro deve ser montado no mesmo local onde será produzido o primeiro lançamento da empresa por aqui, o Haval H6 híbrido pleno (HEV).
As novidades foram confirmadas por Diego Fernandes, chefe de operações da GWM no Brasil, por meio de um vídeo publicado em seu perfil oficial no LinkedIn. Uma das novidades que não havia sido divulgada anteriormente é a confirmação da criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento local, que será inaugurado também em 2025 ao lado da fábrica. De acordo com Fernandes, "ele será essencial para elevar ainda mais a qualidade dos carros que vamos desenvolver e produzir no Brasil".
Esse centro de pesquisas deve ser responsável pelo desenvolvimento de uma tecnologia flex também para os carros híbridos plug-in da marca. Com isso, a marca chinesa poderá competir diretamente com modelos de carros da Toyota, como Corolla e Corolla Cross. Segundo Fernandes, "o centro permitirá que possamos criar veículos que realmente atendam a todas as necessidades e preferências dos consumidores".
Fernandes destacou ainda que a GWM foi a primeira empresa homologada no Mover, nova política do governo para a indústria automotiva nacional, para produzir localmente veículos híbridos plug-in.
Sobre o funcionamento da fábrica da GWM no Brasil, os veículos serão produzidos a partir da montagem de conjuntos de componentes trazidos prontos da China. Para conseguir se qualificar para receber os benefícios e incentivos do programa Mover no Brasil, a montagem será feita peça por peça, o que agilizará o processo de nacionalização e permitirá exportar mais rapidamente também.
A fábrica que está sendo preparada em São Paulo vai entregar, em um primeiro momento, 20 mil carros por ano. Para os próximos três anos, a expectativa é de que a capacidade seja ampliada para 50 mil unidades.