A Hyundai está se preparando para fazer algumas mudanças naquele que é o seu principal modelo no mercado brasileiro, o HB20. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o conhecido propulsor 1.6 flex aspirado deve ser descontinuado em todas as versões. Com isso, os modelos devem continuar sendo vendidos apenas com os motores 1.0 flex de três cilindros e o 1.0 turbo flex serão mantidos em oferta.
De acordo com os dados oficiais de desempenho do modelo, atualmente o motor 1.6 entrega uma potência de 123 cv com gasolina e 130 cv com etanol, sendo que ambos mantém o seu pico a 6.000 rpm. O motor entrega um torque de 16 kgfm e 16,5 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm.
Este é o motor que atualmente equipa as versões Vision tanto do HB20 quanto do HB20S, podendo ser associado dos câmbios manual ou automático, sempre com 6 marchas. Além disso, o motor 1.6 é o único disponibilizado a versão mais aventureira do carro, o HB20X.
Quando a mudança for concretizada, o que deve acontecer no ano que vem, tanto o HB20X quanto as demais versões 1.6 ganharão o 1.0 turbo, mais moderno. O propulsor é dotado de injeção direta de combustível, três cilindros, turbo e intercooler. Entrega 120 cv de potência a 6.000 rpm e 17,5 kgfm de torque, a partir de 1.500 rpm. Os números são os mesmos com gasolina ou etanol.
Já as versões do carro que são equipadas com motor 1.0 aspirado flex de três cilindros seguirão sem alterações. Neste caso, são 75 cv de potência com gasolina e 80 cv com etanol, ambos a 6.000 rpm. O torque é de 9,4 kgfm e 10,2 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm.